Acções realizadas

• Contactos institucionais e captação de sócios

Ao longo do ano de 2011, a RETECORK manteve o contato com representantes dos diferentes grupos políticos do Parlamento Espanhol, Parlamento Europeu, Parlamento da Catalunha e o Parlamento da Andaluzia.

Através desta atividade permanente de contato com representantes políticos, convém destacar três dos eventos mais significativos para o setor corticeiro e, particularmente, para a Rede: o encontro em Coruche, no âmbito do FICOR, com representantes da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente do Parlamento Europeu; a entrevista entre o Sr. André Bordaneil, Presidente da Câmara de Maureillas-las-Islas e a Sra. Sanchez Schmid, Deputada do Parlamento Europeu e as propostas de resolução e emendas sobre o setor corticeiro aprovadas pela Comissão das Empresas e Emprego do Parlamento da Catalunha.


Download Acções Realizadas RETECORK 2011 Contactos institucionais

• Reuniões técnicas, apresentações e campanhas

A RETECORK manteve contato e colaborou com empresas e associações de caráter muito díspar como a Rede Europeia de Cidades do Vinho – RECEVIN, a Denominação de Origem Ribera del Guadiana, a Universidade de Extremadura ou o Grupo de superfícies comerciais Miquel Alimentació. A maioria destes contatos redundou num vínculo de trabalho e no compromisso destas atividades a favor da cortiça.

Convém também salientar a organização e participação da Rede em eventos como feiras, jornadas, conferências, etc., a nível nacional e internacional, o que permitiu um bom resultado a nível de notoriedade nos meios de comunicação.

Durante 2011 continuaram a impulsionar-se as campanhas para a promoção dos vinhos com rolha de cortiça e a reciclagem das rolhas, tendo-se também desenvolvido diversos estudos e relatórios, tudo através do projeto-piloto Territórios Corticeiros, cofinanciado pelo Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho e pelo FEADER.


Download Acções Realizadas RETECORK 2011 Reuniões técnicas

• Edição de material informativo e promocional

No âmbito do projeto RETECORK, Rede Europeia de Territórios Corticeiros, um instrumento para o desenvolvimento sustentável em zonas rurais, finalizado a 31 de janeiro de 2011 e que recebeu a colaboração da Fundação Biodiversidade, trabalhou-se no design e edição de novo material da RETECORK e das campanhas que se levaram a cabo.

Por outro lado, através do projeto Territórios Corticeiros. A cortiça e a paisagem corticeira base do desenvolvimento sustentável em zonas rurais, cofinanciado pelo Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho e pelo FEADER, também se elaborou algum material gráfico da Rede.

No link que se segue observa-se a relação do material informativo e promocional do qual se dispõe a partir destas ajudas.


Download Acções Realizadas RETECORK 2011 Edição de material