Acções realizadas

Durante o ano de 2014, a RETECORK trabalhou intensamente no âmbito das atividades previstas no projeto CORKLANDTOUR. Cork, Landscape & Tourism. Valorização social e turística das paisagens corticeiras, que recebeu o apoio da Fundación Biodiversidad, do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

Sendo um projeto de âmbito estatal, as ações foram realizadas apenas em Espanha; a Rede, no entanto, continuou a trabalhar para o seu conjunto através de recrutamento de parceiros, da participação em feiras e eventos, apresentações, etc., nos outros países-membros: Portugal, Itália e França.

Há que destacar que a vontade da Rede nos próximos anos é estender este trabalho, feito ao nível de Espanha, a todos os outros territórios corticeiros na Europa.

De seguida, indicam-se as atividades desenvolvidas em conformidade com as linhas estratégicas do projeto, pelo que não hesitem em entrar em contacto com Descobre os territórios corticeiros para mais informações.


• Análise da situação de partida: identificação dos recursos e equipamentos turísticos potenciais.

A RETECORK, através de projetos anteriores, já dispunha de informação geral sobre os municípios integrados na Rede, assim como de um inventário de todos os espaços naturais protegidos em Espanha e uma breve ficha descritiva dos museus e centros interpretativos de temas relacionados com a cortiça ou que albergam um espaço dedicado a esta cultura.

Em relação ao objetivo do projeto CORKLANDTOUR, que é apresentar as principais caraterísticas e elementos de interesse turístico dos territórios corticeiros participantes, partiu-se da informação referida como base documental e foi realizado um processo de estruturação, atualização de dados e síntese, de modo a que o resultado fosse atrativo e fácil de ler nos formatos turísticos cuja utilização era pretendida.

Atualmente, existem 16 fichas de municípios, 24 de áreas naturais protegidas e 7 de museus e centros interpretativos.


Download de ações realizadas RETECORK 2014, recursos e instalações turísticas.

• Jornadas e apresentações de sensibilização e formação dos agentes turísticos e outros relacionados com os territórios corticeiros.

Durante todo o período de execução do projeto CORKLANDTOUR existiu a participação em várias reuniões e eventos que têm permitido a apresentação do próprio projeto, e relatar o seu progresso e os resultados finais a agentes turísticos e outros ligados aos territórios corticeiros.

Entre eles podemos destacar, por exemplo, a participação na Conferência Internacional de Sobreiros e setor corticeiro, organizada pela Fundación Biodiversidad; a participação na apresentação de Jerez, Cidade Europeia do Vinho ou no Encontro de Enoturismo Portugal/Brasil em Lisboa; assim como a participação no Congresso Internacional de Turismo Rural e da Natureza que teve lugar em Granada.


Download de ações realizadas RETECORK 2014, jornadas e apresentações.

• Ações de apoio à criação de produto turístico nos diferentes territórios corticeiros.

O objetivo desta atividade é garantir que os agentes turísticos dos territórios tomem conhecimento do projeto e se envolvam nele através da criação de produto específico. Assim, foram realizados workshops com empresários da hotelaria, restauração, empresas de atividades turísticas, etc., orientando-os na realização de um produto turístico final atrativo para o mercado nacional e europeu.


Download de ações realizadas RETECORK 2014, ações de apoio à criação de produto turístico.

• Desenvolvimento de uma campanha para promover o turismo de temática corticeira.

Esta é uma das atividades essenciais do projeto CORKLANDTOUR e tem como objetivo fornecer uma plataforma para promover o turismo nos territórios corticeiros.

Para isso, foi concebido um sistema de promoção baseado na edição de material off-line de contacto com operadores e profissionais, a edição de folhetos para distribuir entre o público potencial e o projeto de uma plataforma que contenha informações de interesse tanto para o público em geral como para os profissionais de turismo.

Assim, foi estabelecido contacto e foram apresentados os territórios corticeiros a profissionais do setor turístico, públicos e privados, de Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Bélgica.


Download de ações realizadas RETECORK 2014, desenvolvimento de uma campanha promocional.

• Material de promoção no âmbito do projeto CORKLANDTOUR.

Para atingir os públicos alvo identificados (operadores turísticos nacionais e europeus, meios de comunicação especializados, agentes turísticos públicos e privados e potenciais visitantes), a Rede tem desenvolvido uma série de materiais divulgativos e de promoção dos territórios corticeiros e do próprio projeto, a maioria disponível em 7 línguas: dossier profissional e folheto informativo, memória USB, comunicados de imprensa e o principal produto, a nova plataforma online.


Download de ações realizadas RETECORK 2014, material promocional.