Rede de museus e centros de interpretação

Nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2013, tiveram lugar as Conferência Técnica: Recursos para Museus e o Património na Nova Economia. Foi uma oportunidade para refletir, como um grupo aberto, nos recursos que o setor dos museus e o património em geral têm de forma a enfrentarem as consequências da profunda crise económica e social em que nos encontramos.

Como parte do programa, deu-se o 2º Encontro de Museus de Cortiça e Centros de Interpretação com representantes de diferentes museus e centros de interpretação relacionados com o setor da cortiça em Espanha, Portugal, França e Itália, no contexto dos Territórios Corticeiros, liderado pela RETECORK e financiado conjuntamente pelo Ministério Espanhol da Agricultura, Alimentação e Ambiente e pela FEADER.

O encontro definiu os objetivos comuns para estas áreas de divulgação da cortiça e que são: a necessidade de informar sobre o setor e sobre os seus benefícios ambientais para a sociedade e consumidores, impulsionar a inovação e as novas - ou menos visíveis - aplicações de cortiça, promover uma cultura de cortiça através de festivais, feiras e outros eventos culturais nos vários territórios produtores de cortiça, uma colaboração público-privada, reunir as tarefas realizadas por equipas diferentes, criar exposições itinerantes de interesse e utilidade para todos e conceber programas Europeus conjuntos.


PROGRAMA E VÍDEOS GRAVADOS


• O recurso administrativo - Sr. Jusèp Boya
• O recurso social - Sr. Gabriel Alcalde
• Participar em museus: do património à cumplicidade - Sr. Antoni Laporte
• Turismo cultural, entre experiências e rituais - Sr. José Antonio Donaire
• Novas formas de financiamento: micro-patrocínio - Sra. Cristina Riera
• O recurso Europeu - Sr. Albert Sorrosal
• As redes de museus e de património industrial na Europa - Sr. Eusebi Casanelles
• Cooperação e redes: a experiência da Rede Europeia de Territórios Corticeiros – RETECORK - Sr. Josep Capellà

Nos dias 2 e 3 de Julho de 2010, o encontro internacional Património cultural, a cortiça e os museus teve lugar no Seixal (Portugal), organizado pela Ecomuseum e pela Câmara Municipal do Seixal em colaboração com a RETECORK. Este encontro contou com a participação de representantes de diferentes museus e centros de interpretação relacionados com o setor da cortiça em Espanha, Portugal e França.

Durante o encontro, foi proposta a criação de uma Rede Internacional de Museus e Centros de Interpretação relacionados com a cortiça, que poderia ser incluída no contexto da RETECORK e de grande importância relativamente a aspetos de desenvolvimento local, turístico, ecológico, etc. em territórios produtores de cortiça. Esta rede iria permitir ao património da cortiça ser visto de uma perspetiva internacional, bem como promover a cultura da cortiça, a cooperação e partilha de experiências entre museus e centros de interpretação, criar impacto (acabar com a visão de um setor pequeno e sem competitividade) e rotas turísticas culturais, participar em programas Europeus, contribuir para uma proteção adequada do património da indústria da cortiça e atividades de lobbying, entre outros.


- PROGRAMA, RESUMO DOS DISCURSOS E RESOLUÇÃO   Ler mais

Depois do encontro, em Outubro de 2010, os serviços da ICRPC (Instituto Catalão para a Pesquisa de Património Cultural) foram contratados com o objetivo de elaborarem fichas informativas para museus de cortiça e centros de interpretação. Até à data, os museus ou centros de interpretação dos municípios associados à RETECORK ou interessados em juntarem-se a esta iniciativa são os seguintes, agrupados por país:



España
Centro de Interpretación de la Sierra de San Pedro Alas – San Vicente de Alcántara
Centro de Interpretación del Alcornocal – Muelas del Pan
Centro de Interpretación Etnográfica de Los Alcornocales – Alcalá de los Gazules
Centro de Interpretación P.N. Sierra del Espadán - Eslida
Museo de Identidad del Corcho – San Vicente de Alcántara
Museu del Suro – Palafrugell

France
Musée du Liège – Maureillas les Illas
Musée du Liège et du Bouchon - Mézin

Italia
Museo Storico delle macchine del Sughero – Tempio-Pausania

Portugal
Ecomuseo Municipal do Seixal
Museo da Cortiça da Fabrica do Ingles – Silves