Acções realizadas

• Contactos institucionais e captação de sócios

Durante o ano de 2012 e após as alterações devido às últimas eleições gerais, intensificou-se o trabalho na Rede para voltar a recompor as alianças políticas e para que os órgãos governativos conheçam e tenham presentes os territórios corticeiros.

Para além de encontros e reuniões com deputados e senadores a nível estatal e do contato direto com entidades do setor e relacionadas com este, convém destacar dois encontros e a repercussão que podem gerar a nível europeu: o primeiro deles teve lugar com a Sra. Joana Agudo, membro do Comité Económico e Social Europeu (CESE), a qual informou que este órgão está a avaliar a documentação sobre a decisão que o Parlamento Europeu e o Conselho devem aprovar acerca das novas utilizações da terra e das suas emissões, sendo que, por enquanto, o sobreiral não figura como ecossistema concreto, deixando assim uma linha de trabalho para a Rede. O segundo foi com o Sr. Ramon Tremosa, eurodeputado, o qual expressa a sua disponibilidade e compromisso para com o setor, mas insta os presentas na reunião a uma estreita colaboração e trabalho.


Download Acções Realizadas RETECORK 2012 Contactos institucionais

• Reuniões técnicas, apresentações e campanhas

Neste período, o que houve a destacar mais no que diz respeito à relação com outras associações e/ou empresas foi o convénio de colaboração assinado entre a RETECORK, a Miquel Alimentació Grup e o ICTA. Através de uma iniciativa impulsionada pelo grupo Miquel Alimentació, foi possível lançar uma campanha a nível estatal de reciclagem de rolhas de cortiça e, para além disso, realizar cinco ações de caráter silvícola em determinados sobreirais do território espanhol.

Para além da participação da Rede em seminários, jornadas, eventos mediáticos, etc., convém destacar a segunda edição do CorkLab, workshop de formação no âmbito do Mestrado em Design e Arquitetura da ELISAVA, bem como a apresentação da publicação CorkLab 2011 na Pedreira de Barcelona.

A RETECORK seguiu o seu trabalho no que diz respeito à realização de estudos e relatórios, bem como à promoção das campanhas a favor da rolha de cortiça, sendo de destacar a sua presença no FITUR 2012 através do projeto Territórios Corticeiros e outras feiras de âmbito internacional.


Download Acções Realizadas RETECORK 2012 Reuniões técnicas

• Edição de material informativo e promocional

Neste último ano, a RETECORK continuou a trabalhar na edição e atualização constante do material vinculado à Rede, às campanhas de promoção a favor da rolha de cortiça, à exposição itinerante e catálogo Paisagem Corticeira. Mediterrânea. Diversa, a publicação CorkLab, experiências em design e arquitetura com cortiça e a própria página web.

Podem consultar este material na secção Publicações.


Download Acções Realizadas RETECORK 2012 Edição de material