Acções realizadas

• Contactos institucionais e captação de sócios

Durante o ano 2013, a Rede prosseguiu com a tarefa de captação de sócios e realização de contactos institucionais. É necessário destacar a importância deste trabalho tendo em conta que a meados de abril se deu uma alteração nos órgãos de governo da mesma, passando a presidir à Comissão Executiva o município de Coruche (Portugal) e à Assembleia Geral o município de San Vicente de Alcántara (Espanha).

Entre todos os contactos realizados, podem destacar-se duas reuniões com o Conselho do Meio Ambiente da Junta de Andaluzia, para estreitar laços e abordar possíveis futuras colaborações; o encontro com o Dr. Martí Boada, membro da comissão de avaliação das Reservas da Biosfera da UNESCO, com a vontade, por parte da RETECORK, de que esta instituição declare os sobreiros Património da Humanidade; e a assistência à apresentação de projetos selecionados pela Fundação Biodiversidade na sua última convocatória, em representação do projeto CORKLANDTOUR. CORK, LANDSCAPE & TOURISM, o qual será desenvolvido no ano 2014.


Download Acções Realizadas RETECORK 2013 Contactos institucionais

• Jornadas, reuniões técnicas, workshops participativos e apresentações

No ano 2013 e através do projeto Territórios Corticeiros, co-financiado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação, e Meio Ambiente e pela FEADER, a RETECORK esteve presente em ações realizadas em toda a geografia corticeira espanhola.

É necessário destacar a realização de workshops participativos em diferentes municípios corticeiros com o objetivo de que entre os agentes sociais, económicos e de administração, se procurem novas linhas de trabalho e exploração sustentável dos territórios corticeiros, como por exemplo o turismo e a natureza.

Por outro lado, a Rede participou em jornadas como La Mujer y el Corcho: asignatura pendiente em San José del Valle, Corcho Virgen del Alcornocal em Cortes de la Frontera, nas V Jornadas Gastronómicas y Agroalimentarias "Parque Natural Tajo Internacional", assistiu ao I Congreso Ibérico de la Dehesa y el Montado em Badajoz, etc. É de realçar também a participação da RETECORK na organização do II Encontro de Museus e Centros de Interpretação Corticeiros e na XI Festa de la Pela de Llofriu, Palafrugell.

Por último, à margem do projeto Territórios Corticeiros, a Rede assistiu a ações em Portugal e França, e à III Semana Florestal Mediterrânica, celebrada em Tlemcen, Argélia.


Download Acções Realizadas RETECORK 2013 Reuniões técnicas

• Campanhas e material de promoção

Este ano, a RETECORK colaborou com diferentes entidades para a promoção das campanhas a favor da rolha de cortiça e da reciclagem de rolhas de cortiça. O vínculo foi realizado através da celebração de acordos, como por exemplo com a adega Vallformosa, com a Fundação VIMAR ou com a CETEX, Confederação Empresarial de Turismo da Extremadura; ou através da assistência a feiras ou ações como a ENOMAQ em Saragoça e o encerramento da campanha El corcho preserva lo bueno, em Madrid.

Por outro lado, neste período, deu-se seguimento ao trabalho na edição e atualização de material de divulgação como o manual de criação de produtos turísticos em território corticeiro, o folheto Young Cork Design, o desdobrável Municipios Corcheros, o catálogo Más allá del tapón ou o conto El extraño caso del alcornocal misterioso; sem esquecer toda uma série de estudos e relatórios de caráter mais técnico.


Download Acções Realizadas RETECORK 2013 Campanhas e material de promoção